A poucas decadas a poluição se tornou um problema que tem afetado todos, especificamente a poluição do ar.  Apesar de ainda não afetar visivelmente a todos por não sairmos as ruas precisando usando mascaras.
Mas o detalhe é que mesmo antes da poluição, na epoca da crise do petroleo em 1956 qualquer veiculo que funcionasse com alguma coisa diferente de gasolina derivados de petroleo economizaria dinheiro e teria lucro.  Então carros foram abstecidos com cachaça varias alternativas, e os carros eletricos tentaram entrar no mercado do jeito que dava. O gurgel Itaipu foi o primeiro carro eletrico na america do sul, inclusive o primeiro carro elétrico brasileiro.  Infelizmente não deu muito certo por causa das tradicionais barreiras das baterias: demora para recarregar e são pesadas demais…

gurgel itaipu
gurgel itaipu
gurgel itaipu
gurgel itaipu
gurgel itaipu
gurgel itaipu
gurgel itaipu
gurgel itaipu

Porem, depois de cinco DECADAS de desenvolvimento tecnológico, de aparelhos eletronicos que geraram a necessidade de novas baterias e programas de administração de carga e recarga, os carros eletricos estão voltando de forma significativa e ESPORTIVA:

Tesla roadster
Tesla roadster
Tesla roadster

Talves fique um pouco dificil de acreditar inicialmente que é um carro elétrico, mas é e qualquer um que possa pagar, pode comprar um Tesla Roadster e usufruir dos beneficios de um carro elétrico.

As diferenças entre um carro a combustão e este elétrico esportivo vão além do combustivel, por possuir um motor ellétrico, sua faixa de torque é fixa em todas as rotações, não tem embreagem e nem caixa de marcha que poderia causar tempo sem tração entre trocas e engrenamento.

Isso significa um acelerar suave (ou não,  depende de quanto se pisa)  e constante até a velocidade desejada, sem ruidos, minima vibração, sem fumaça, sem risco de vazamento de combustivel, apenas o som do vento sendo cortado pelo kit aerodinamico.

Chassis e carroceria feitos em fibra de carbono e alumínio dão ao roadster levesa e segurança adequadas as capacidades de movimento esportivas que ele proporciona, além de sua aparencia atual seu interior é proporcionalmente conteporaneo, demonstrando que acompanha a evolução geral do carro elétrico.

Motor:
375 volts AC (corrente alternada) – frequencia variavel
Refrigeração a ar
Transmissão de uma marcha só, rotação do motor reversivel para ré limitada a 15 Milhas/h

Potência/modelo: Roadster Roadster Sport
Torque: 37,7Kgfm @ 0~5,4rpm 40,7kgfm @ 0~5,1k rpm
Horsepower: 288 hp(215 kW) @ 5k~6krpm 288 hp (215 kW) @ 4,4k~6k rpm
Max rpm: 14,000 rpm 14,000 rpm

Acceleration: Roadster Roadster Sport
0 to 60 mph 3.9 seconds 3.7 seconds
Top Speed: 125 mph 125 mph

Bateria:
controlada por micro processador, baterias de Litio-ion com 6.831 celulas individuais;
Possui um aquecedor climatico para recarga abaixo dos -20ºc.
Expectativa de vida da bateria: muitos anos (10 anos+) ou 100,000 milhas (160.000 Km)

Tempo de recarga: 3.5h (tempo de recarga do zero a total usando a tomada em 240 Volts com 70 A/h)
Autonomia: 394 Km / 245 miles

Tesla roadster
Tesla roadster
Tesla roadster
Tesla roadster
Tesla roadster
Tesla roadster
Tesla roadster
Tesla roadster

www.teslamotors.com/
quatrorodas abril
www.gurgel800.com.br/especificacoes