Existe uma lenda que os portões do inferno foram encontrados. Essa historia é antiga e não possui base cientifica.

Tudo teria acontecido na Sibéria (que corresponde a cerca de 77% do territorio Russo), em 1989 num lugar indeterminado e sem nome.

Por motivos não esclarecidos na mensagem – se buscavam petróleo ou outra coisa –, eles usavam uma poderosa perfuratriz e já estavam com a broca a 14.000 metros de profundidade. De repente, a broca deixou de encontrar resistência e começou a girar livremente. Os geólogos da expedição imaginaram haver encontrado um bolsão oco: o centro da Terra.

O Dr. Azzacove ou Azzacov, conforme a versão, ficou surpreso com a descoberta, segundo o relato, aos 14.000 metros de profundidade a temperatura encontrada foi de 2.000 graus Fahrenheit (1.093 graus Celsius). Apesar de tanto calor, os cientistas conseguiram introduzir, através da sonda, um microfone e ficaram pasmos com o que escutaram.

Ao analisar as fitas gravadas com os estranhos sons os cientistas ouviram gritos horríveis. Eram vozes pedindo água e misericórdia. Mais estudos e logo eles interpretaram os sons como sendo gemidos e lamentos das almas dos ímpios, almas penadas, almas condenadas ao fogo eterno.

Hell's gate

O que aconteceu de verdade foi uma possivel modificação da descoberta original (pra não dizer invenção completa), inclusive da data da descoberta. A historia original (que teria inspirado esta lenda) foi em outro lugar em uma epoca anterior.

Foi na Região de Darvaz, também conhecida como Darvaza ou Derweze (“O Portão”, em turcomano), é uma vila do Turcomenistão com cerca de 350 habitantes localizada a cerca de 260 quilômetros ao norte de Ashgabat, no meio do deserto de Kara-Kum, que ocupa mais de 70% do país de 350.000 quilômetros quadrados e é rico em petróleo, enxofre e gás natural.

Turcomenistão

Em 1971, quando Turkomenistão era uma republica da uniãp sovietica, a companhia de energia do estado estava  pergurando proximo de Darwaza quando eles acidentalmente perguraram uma caverna cheia de gás natural. A perfuração combinada com o alivio de pressão subito que saiu, fez a caverna colapsar.

Com a abertura da cratera, foi-se detectado gás venenoso e inflamavel. Para continuar o serviço, precisavam de uma solução rapida. Sem geologistas na administração, e sem uma capacidade de julgamento, foi resolvido fazer noobagem que para se livrar do gás venenoso eles iriam tacar fogo na caverna e esperar apagar.

O problema é que esse fogo ainda está aceso, e ele foi aceso aproximadamente em 1971…..

Hell's gate

A imensa cratera recebeu este nome em virtude das labaredas constantes que nela flamejam, propiciando um cenário que faz lembrar a descrição popular do acesso principal ao carnaval mitológico Reino de Hades (inferno). Trata-se de um projeto de mina de 60 metros de diâmetro por 20 metros de profundidade.

Hell's gate

Hell's gate

Fontes: Nerds somos nozes
English Russia
Cogent Nirvana
Quatro Cantos