Computadores infectados espalhando virus por ai mais rapido que a gripe no inverno, cada computador contaminado se torna uma nova fonte de proliferação de virus a partir de seus usuarios. Nós somos o meio de transmissão dos virus, muito dificilmente um computador é contaminado passivamente.

Isto ocorre pelo simples fato de não saber utilizar o computador, ou mesmo de não querer aprender a usar* mais doque ja sabe, porque acha que é suficiente.

*vide as pessoas que clicam nas caixas de aviso procurando o botão de fechar ou clicando em não apenas para fazer a caixa de aviso sumir, sem mesmo nem ler que porra de caixa era o conteudo da mesma.

Caracteristica humana: quando conhece alguma coisa (jogo/brinquedo novo, jogo, beijo/sexo, alcool, drogas, etc) inssiste naquilo que achou legal até enjoar e enfim passar para outra coisa.

Isto se reflete nos computadores: muito raramente alguem se importa em querer saber como um computador funciona, para simplesmente utiliza-lo da melhor forma ao contrario de chamar o computador de burro. Atitutes simples como aprender que nao é porque o computador funciona que ele não esta infectado, entender que pessoas estudam pra se divertir atormentando a vida daqueles que nao estudaram a mesma coisa, e reconhecer o efeito de um ou varios virus na maquina.

Quantas vezes voce ja nao viu um noob alguem entrar em panico porque um viruz apagou tudo do pendrive?  Em quase todas as vezes que eu vi isso, o progama maligno apenas ocultou as pastas do usuário.

Tais progamas funcionam usando ferramentas basicas exclusivas do windows do sistema operacional, como auto executavel, configurações de fabrica e falhas criticas não corrigidas por ser um progama pirata proibido de atualizar. Estas ferramentas entram em ação ao se conectar com um meio externo. Um computador novo, recem instalado não possui virus, ele só vai contrair quando for dado uma conexão externa para troca de informações, principalmente pendrive e internet.

Ser contaminado por virus de pendrive é quase iminente, mas praticamente sempre pode ser corrigido instantaneamente. Ao conectar o pendrive em um computador, o windows sistema operacional procura o arquivo de autoexecução, que nao foi criado por mal, mas para tornar as coisas mais bonitas, fazer menus abrirem automaticamente ao conectar um USB ou inserir um disco no drive. Mas profissionais de progamação, ou mesmo amadores, criam autoexecutaveis com objetivos malignos.

Pegar virus pela internet se tornou um classico…

Qualquer janela desconhecida pode ser uma armadilha.

O pior é que nao se trata apenas de uma janela, é uma imagem, ou seja: toda a janela é a armadilha, inclusive o botão de fechar nela!

A parte que eu acho mais legal são as do MSN. Eu nao uso MSN e vejo estas janelas de MSN subirem no navegador…

Mas um classico mesmo, é a armadilha do visitante 999.999.

Tudo feito para se camuflar com o sistema operacional do usuario e fazer ele clicar sem medo achando que é um aviso comum.

Um unico click e seus dados temporarios são clonados ou ate mesmo um virus é baixado e automaticamente instalado ou ate configurado para se instalar sozinho na proxima vez que você ligar o computador, de forma que o virus aparece e nem se sabe de onde veio.

Informações mais basicas sobre segurança na internet: Baixaki

Mas… Oque fazer então?

Além de nao clicar nestes anuncios, equipar o computador com ferramentas de defesa e aprender a fazer pequenos reparos é essencial para uma vida informatizada pacifica.

O primeiro passo é controlar os progamas que funcionam em seu computador com um bom antivirus, infelizmente é um fato que os mais famosos (gratis) são mais fracos e os menos famosos são menos trabalhados (eficientes).

O segundo passo é controlar as informações que trafegam em seu computador com um firewall. O sistema operacional normalmente vem com uma opção com esse objetivo, mas dificilmente ela tem eficiencia para bloquear QUALQUER COISA. O ideal é encontrar algum progama secundario de confiança.

O terceiro passo é proteger o sistema de alterações não autorizadas com um anti-spyware, isso é algo um pouco avançado mas MUITO eficiente contra virus. Serve para proteger o computador de iniciar virus no arranque (ao ligar) do sistema, caçar os virus (pra quem quiser ir na raça) caso o antivirus nao identifique e você tenha certeza de que é um virus.

Uma caracteristica geral é ter vergonha na cara consciencia de que o computador nao vai fazer tudo sozinho, tanto lhe dar oque voce quer como se proteger. A vida media de um computador sem a minima manutenção é um ano, depois desse periodo geralmente ele esta com, no minimo, a progamação danificada e precisa de reparos. Isto requer que seja feito periodicamente arquivos de back-up para evitar perdas de dados e que voce mantenha em mãos todos os discos pertencentes as partes do computador (CDs de driver da placa mãe, video, rede e outras).

Lembre-se: a memoria de um computador é muito volatil e pode ser danificada por uma simples queda de energia ou (em caso de falta de aterramento) uma descarga por eletricidade estatica, fazendo com que sua maquina pare de funcionar apenas por danos ao sistema operacional. Mas nao se pode esquecer que uma descarga eletrica (tanto raios como estatica) pode danificar componentes principais, como processador e placa-mãe, oque ja muda completamente o caráter do prejuizo promovendo um dano de software para hardware, que vai lhe custar uma grana, e não apenas tempo para reconfigurar.