Pra quem épreguiçoso nao tem tempo de se informar, trago aqui alguns macetes na hora de comprar um aparelho celular.

Se voce tem um computador, é importante que você tenha ideia de como ele funciona para poder usar principalmente pelo fato dele nao possuir um manual de instruções apesar de todos funcionarem praticamente do mesmo jeito. Com o celular acontece o mesmo tipo de coisa que com o computador, pelomenos nesses ultimos dez anos. Isto quer dizer que os aparelhinhos de telefonia movel estão evoluindo disparadamente, mais rapido doque a capacidade de compreensão de muita gente, isto é mais visivel na epoca que chegou no brazil celulares que funcionavam televisão e dois chips esses justamente são uma merda.

A diferença dos telefones antigos para os novos, é a maneira de funcionamento. Eles estão se tornando mini computadores. Os telefones que prestam mais atuais  possuem caracteristicas de um desktop: como processamento, memoria RAM, memoria interna, resolução de tela e alguns ainda com placa de video intetgrada!

Então, quando for comprar um telefone, se informe antes das capacidades dele e não vá só pelas aparencias, caso contrario voce pode ter problemas, ninguém quer problemas. eu acho.

Um exemplo do efeito de se escolher bem um telefone, é a capacidade de colocar coisas nele como no computador: instalar progamas de funções absurdamente inuteis variadas que tem pra todo gosto. Desde navegadores de internet como o opera ou messenger até progamas mais complexos que utilizam recursos exclusivos da tecnologia do aparelho como uma trava de teclado com ativação por digital que utiliza a tela touchscreen ou nivelador que utiliza acelerometro (depende muito se voce precisa destes progamas, pra acha-los uteis, mas pelomenos legais eles são) .

Um site que disponibiliza progamas assim para varios modelos, de graça, inclusive jogos, papeis de parede e outras coisas, é o mobile9. Existem trocentos outros, mas nao vou fazer uma lista aqui, é só procurar pelo orkut que se encontra com facilidade.