Desde o acidente famoso que aconteceu na guatemala por causa de um misterioso buraco que surgiu do nada na região, muita conversa se criou a respeito da origem dos buracos…



Colocaram a culpa em deus, em alienigenas, no demonio tentando sair do inferno entre outras coisas absurdas.

O fato é que o acidente foi causado por desinformação. As pessoas apenas querem morar em um lugar melhor mas a falta de opção gera tragedias como essa que muitas vezes é culpa de alguem que nao acreditou que tal coisa poderia acontecer.



É verdade que chega a ser assustador como ele pode ser tão perfeitamente circular, mas tambem se pode ver porque ele ficou assim ao se estudar a razão para o ocorrido: vazamento de água em um terreno propicio a erozão subterranea. Sério. Buracos como esse são mais comuns doque qualquer pessoa imagina, o detalhe é que ninguem da atenção pra maioria deles por nao fazerem grande diferença ou nem tomarmos conhecimento. Eles são conhecidos como sinkholes.

Não se deixe enganar por alguem que diz: são obras de alienigenas que planejan destruir noss planeta, existem muitos outros buracos que surgiram misteriozamente. Ah, cuidado, eu posso ser um alienigena tentando acalmar voces para nao reagirem. auehauehuaheuahe.

Veja alguns outros buracos pelo mundo:


Mas agora vem a parte nais legal, A IRA do DEUS POSEIDON!!!

“esses buracos malignos estão por toda parte, aparecendo a cada dia e a midia esconde por ser manipuladora e existir um projeto de evacuação global particular”
Será?
Conhecemos os sinkholes e como são causados. dizer que buracos surgem no nada debaixo d’água por causa de erosão seria meio tenso…
Vamos olhar mais de perto?

Opá! a água ta acabando e acho que to vendo alguma coisa estranha na borda… será reflexo por causa da curvatura? ou você acha que é photoshop em todas as imagens? pense bem, se provavelmente nao conhece a si mesmo direito, oque dirá do planeta que é bem maior que voce?

Hmm, aquilo nao ta parecendo reflexo…

Oh! vejam! nao se passa de um glory hole que existe  em qualquer represa que quer se manter inteira. Eles servem para retirar o exesso de água da represa e manter o nível dentro de uma faixa aceitavel. É uma atividade totalmente passiva, ele nao precisa se mecher para fazer seu trabalho.

Repare tambem que as fotos do gloryhole foram feitas na mesma represa.

Pra concluir, vamos com mais um sinkhole famoso, o big blue hole que fica no meio do oceano.

Ele é solitario no meio do oceano… Arqueólogos acreditam que ele tenha se formado como um sinkhole normal, em uma epoca que o nível do oceano ainda nao o tinha coberto (provavelmente era glacial).

Atualmente é ponto turistico, dezenas de pessoas visitam suas ilhas e mergulhadores nadam em seu interior.

É logio que é um lugar protegido e estudado, foi ate criado um mapa inicial sobre sua extensão subterranea.